quarta-feira, 16 de setembro de 2015

HESITAR É NORMAL, MAS ALGUM DIA A GENTE APRENDE, artigo extraído do Via Macho

Alguém uma vez disse com muita propriedade que existem mulheres que um homem nunca esquece, mesmo que ele a tenha visto apenas por 15 segundos quando atravessava a rua. Algum macho discorda disso? 

Existem mulheres que capturam nosso mundo com sua suavidade, jeito e beleza. Muitas delas, despretenciosas, nem percebem isso. Muitas não têm mesmo a noção de como sua simples existência pode nos paralisar. O jeito de piscar, o modo como ela ajeita o cabelo, como anda ou até mesmo o brilho simples em seu olhar numa tarde de verão. 

No filme Proposta Indecente, o milionário John Gage (personagem de Robert Redford) conta para a personagem de Demi Moore que uma vez, quando ainda era pobre, estava voltando de metrô para casa e deu de cara com uma das mulheres mais encantadoras que já viu. Diz que ele era muito tímido e que eles trocaram olhares por um tempo, mas que quando ele saiu do vagão, ela abriu um sorriso que ele jamais viria a esquecer. Depois – conta ele – que tentaria em vão encontrar a tal moça por semanas, voltando sempre na mesma hora, no mesmo trem, parando na mesma estação. Ele diz que desde então, passados cerca de 30 anos, não havia se passado um único dia sem que ele tivesse pensado nela. Ele jamais voltaria a vê-la. 

Várias coisas vêm à minha mente quando penso nessa passagem, e que talvez as mulheres de plantão não tenham percebido: 

1 – Em nenhum momento Gage descreve em detalhes os atributos físicos da moça. Simplesmente porque ela o encantou com seu jeito, presença e luz. Peitos, bunda, pernas, cabelos não entraram como elementos isolados nessa equação. Todo homem sabe no fundo qual seu tipo de mulher, e ele havia encontrado o dele. 

2 – Ele diz que pensava nela todo dia e que por isso tinha arriscado tanto para estar junto à Demi Moore, para não deixar que ela também só tangenciasse sua vida. Ou seja, ele aprendeu que não poderia se dar ao luxo de deixar quem tinha mexido tanto com ele ir embora sem mais nem menos. Ele tentou!!! 

Temos todos de tirar lições disso. Quando uma coisa destas acontece em nossas vidas, a sensação que temos é de que tudo está em câmera lenta. E neste instante tão veloz, machos que somos, temos de agir. Hesitar é o pior que podemos fazer. Se Deus acordou de bom humor e te deu esta oportunidade, você não pode jogá-la fora. Primeiro porque a mulher pode não ter nem percebido sua presença; e segundo porque vivemos numa sociedade onde o homem (infelizmente) tem que ser aquele que toma a iniciativa. Ou seja, AJA!!! 

Todos nós, machos, já vivemos isso. Todos já não soubemos o que dizer ou como agir num instante tão crucial. Vou ver até se acho um poema meu intitulado “4 minutos” que explica bem como apenas quatro minutos exatos depois de uma mulher ir embora é que vem à nossa mente a coisa mais inteligente e aceitável para se dizer. 

Leitora, se algum macho iniciar uma conversa num lugar inusitado, não os mandem pastar logo de cara. Não vistam suas inevitáveis armaduras de racionalidade, defesa e questionamento. Talvez ele tenha visto você dessa maneira especial, e por isso se encheu de coragem, teve cara-de-pau para ir até você e puxar conversa. Deixe este macho, que viu tanto em você, pelo menos falar. 

Macho que é macho vai hesitar, vai aprender. Só não podemos desistir na primeira “mulher da nossa vida” só porque ela não fez a menor questão de fazer parte do nosso mundo. Se ela não soube te reconhecer, talvez ela não te mereça, ou talvez ela simplesmente não estivesse pronta mesmo…TIMING é tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário